top of page

Projetos de Extensão

Formação Cultural e Educação Inclusiva: ampliando horizontes e diminuindo barreiras

O Projeto de Extensão "Formação Cultural e Educação Inclusiva: ampliando horizontes e diminuindo barreiras", vinculado à Faculdade de Educação da UFF (FEUFF) em parceria com o Centro de Artes UFF (CEART-UFF), visa à formação cultural e a educação inclusiva como uma possibilidade de desnaturalizar e problematizar criticamente a própria cultura. O projeto tem por base a interação dialógica que busca fomentar experiências formativas inclusivas, pautadas no diálogo entre as áreas de conhecimento, na construção colaborativa e no desenvolvimento da sensibilização, sendo esses os pressupostos fundamentais à formação do indivíduo. 

Trata-se, portanto, de um processo de formação que amplia o contato com a cultura em suas diversas manifestações, amplia o leque de experiências, desenvolve o universo educacional e colabora com o trabalho pedagógico a ser desenvolvido e, consequentemente, expande a capacidade de relacionar os conhecimentos com a vida, minimizando atitudes preconceituosas, discriminatórias e excludentes.

Educação Inclusiva: preconceito, formação cultural e experiência

O Projeto de Extensão "Educação Inclusiva: preconceito, formação cultural e experiência", vinculado à Faculdade de Educação da UFF (FEUFF), é um curso de formação continuada com carga horária de 450 horas/aula, que possui uma parte teórica que abrange questões referentes ao conhecimento na perspectiva da Educação Inclusiva permeadas por discussões que se aproximam do referencial teórico considerando processos de inclusão e exclusão presentes na sociedade e, por conseguinte, nas escolas. Além disso, o projeto prevê um espaço para estudos de caso (Ensino Colaborativo) e relatos de experiências dos professores, o que enriquece a troca de experiências no curso. 

A interação entre docente e alunos é estimulada pelas seguintes práticas: 

1. Troca de experiências práticas de trabalho;
 

2. Debates a partir de textos selecionados na bibliografia indicada;


3. Aulas teóricas com apoio de recursos audiovisuais 
 

4. Estudos de caso - com base nos preceitos do Ensino Colaborativo - desenvolver-se-á o trabalho em parceria, tal proposta demandará tomada de decisão e resolução de desafios no que tange à inclusão.

 

É importante ressaltar que esta interação é fundamental para proporcionar um ambiente de aprendizado mais dinâmico e enriquecedor, a fim de que os participantes sejam co- responsáveis pelos resultados, fazendo assim com que o objetivo final do curso seja alcançado: formação de profissionais competentes para a ação docente de cunho inclusivo.

bottom of page