top of page
WhatsApp Image 2020-11-03 at 11.14.11 (1

Portfólio "Escrita de Si"

O Projeto “Escrita de Si” pretende servir de referência para a elaboração de um exercício de reflexão sobre os tempos de isolamento social causado pela COVID-19, pelos quais estamos passando. Diante da complexidade e da intensidade das relações requeridas neste momento excepcional de nossas vidas, elaboramos o Portfólio  “Escrita de Si”, composto por trabalhos em múltiplas linguagens produzidos por artistas e também por pessoas comuns durante a pandemia.

 

Aproximando experiência e arte, as obras deste portfólio representam referências culturais distintas, potentes de sentidos e significados, que nos convidam a pensar, sentir, ouvir, olhar para nós mesmos e para o outro, provocando nossa humanidade.

Eis a essência do Portfólio “Escritas de Si”: que o encontro com a arte possa contribuir para o fortalecimento da sensibilidade, da reflexão e do agir pela ressignificação de nossa compreensão da vida e dos nossos sentimentos, em um exercício de (re)conhecer e lidar com os importantes desafios presentes no nosso dia a dia.

Desejamos que o portfólio te inspire, te mova, te engaje estimulando sua criatividade e sensibilidade dando luz a uma nova produção cultural!!

Âncora 1
Ao fundo, a tela Operários de Tarsilla do Amaral, composta por rostos de etnias diferentes, sobre a tela foi feita colagem de máscaras de recortes de jornal cobrindo nariz e boca das pessoas e também a montagem de recortes de palavras que formam a frase: “Por trás da máscara todos tem uma história pra contar”.
Foto de Anny Mikaelly. Anny é uma mulher jovem, pele clara, de óculos,  cabelos castanhos encaracolados, está vestida com uma blusa de alça branca. Ao fundo vê-se o mar e o céu azul com algumas nuvens.

Artista:  Anny Mikaelly Gomes de Souza - PE​

Título: “Por trás da máscara”

Técnica: Colagem

“A Pandemia não é a mesma para todos”.

Nos conte a sua história!!

Fórum Anti Social Mundial

Um mundo pior é possível.

Década de vinte do século vinte e um. O planeta em crise e em plena pandemia, mas se pode piorá-lo. Para isso, figuras abjetas se reúnem para pensar as alternativas de um mundo mais desumano e lucrativo para uma meia dúzia de agiotas e exploradores. 

imagem de um desenho feito com grafite sobre fundo branco e acima o título escrito em letras garrafais: “Para implementar nossos sonhos”. Abaixo, um caderno com espiral e na capa lê-se em letras garrafais, “Agenda Neo Liberal 2020”.
Foto de Carlos Contente. Carlos é um homem jovem de pele clara, cabelos escuros e curtos, tem bigode e cavanhaque e está usando um boné e blusa pretos.

Artista: Carlos Contente - RJ

Título: “Fórum Anti Social Mundial - um mundo pior é possível”

Técnica: Desenho

O que você sonha para o nosso mundo?

Foto de Edvan Miranda Santana e Talita Floripes Xavier Torres maquiados de palhaço. Edvan é um jovem de pele negra, cabelos pretos curtos, tem cavanhaque e está com nariz de palhaço preto, veste uma blusa vermelha com listras horizontais amarela, branca e azul. Talita é uma jovem de pele negra, cabelos black de lado preso com uma flor lilás, está com nariz de palhaço preto, blusa preta e colete azul marinho.

Artista: Cia Mala de Mão de Arte do Palhaço - RJ

Título: “Salvo pelo bambô”

Elenco: Edvan Miranda Santana e Thallita Floripes Xavier Torres

É preciso ter leveza e bom humor para resolver conflitos e seguir em frente. 

O que te inspira a fazer melhor a cada dia?

Desenho feito em uma folha A4 com fundo nebuloso com cores escuras, feito com giz pastel seco. Ao centro, feito com lápis de cor, um globo de cristal com base escura e dentro uma casa rustica de alvenaria, com chaminé, porta e janelas. Através da janela da frente vê-se a luz acesa. No jardim, à esquerda vê-se uma árvore com um ninho de passarinho, ao lado um pequeno lago e um caminho que sai da porta em direção à parede do globo de cristal,  à direita da casa vê-se um poço de pedra com um telhado rústico. O céu é azul, com o sol ao centro e três gaivotas voando. Na foto, acima do desenho, no canto superior esquerdo, há a lupa da autora.
Foto de Cristina Brasil sorrindo. Cristina é uma mulher de pele clara, cabelos castanhos na altura dos ombros, está com uma guirlanda de flores brancas e rosas na cabeça e usa um vestido rosa.

Artista: Christina Brazil - RJ

Título: “Proteção”

Técnica: Desenho

“O importante não é a casa onde moramos, mas onde, em nós, a casa mora.” Mia Couto

Mundos da Lua

Lua luz.

Lustre, lampião, lamparina.

Límpida, acolhe, acalenta, ilumina.

  

Lua linda.

Larga, lisa, colante.

Leve, envolve, bailante.

 

Lua longe.

Lança lendas, lembranças, luxúrias.

Molha os olhos, leva colheitas, lamúrias.

 

Lua louca.

Mulher liberta, livre, fervilhante.

Ludibria, aliena, fulminante.

 

Lua luz, linda, longe, louca.

Lampejo andante.

Leva as dores, lava a alma,

faz da vida um instante.

Foto_Cíntia_Nascimento.jpg

Artista: Cíntia Nascimento - RJ

Título: “Mundos da Lua”

Poesia

Tome um banho de lua e deixe fluir…

Imagem com fundo laranja e ao centro uma tigela funda azul com leite e teclas de computador boiando, onde se lê ao centro, “covid 19”,  e nas bordas estão as teclas  "Home”, “End” , "Traço e Underline", "Seta",“Pause Break".
Foto em preto e branco de Fernanda Passini, que é uma jovem, de pele clara, cabelos castanhos lisos, na altura dos ombros e está vestida com uma blusa branca.

Artista: Fernanda Passini - ES

Título: “Café da Manhã”

Técnica: Fotografia

Nesses tempos de pandemia, o que nutre sua alma?

Foto em preto e branco de João Sanson sorrindo, um jovem de pele clara, cabelos cacheados compridos, com barba e bigode. Está de óculos e veste uma camisa com listras verticais e por baixo uma camiseta de malha preta.

Artista: João Sanson - MG

Título: “Lembranças no Varal”

Música

"se tira essas lembranças do varal  deixe os sorrisos na janela"
Quadro feito com tinta acrílica sobre tela nas dimensões 30x40 cm com a imagem de uma pomba branca voando ao centro, dela saem finos raios amarelos para todas as direções, ao fundo, um arco-íris e o céu azul com pincelas fortes de ondulações nas cores, branca, verde claro, laranja e azul marinho.
Foto de Jefferson Maia. Um homem de meia idade, de pele clara, cabelos grisalhos curtos, veste  uma camiseta estampada e bermuda azul marinho. Jefferson está pintando um quadro sentado em cadeira de rodas com um pequeno cavalete e uma tela no colo, e segura um pincel com a boca.

Artista: Jefferson Maia (artista APBP) - RJ

Título: “Mensagem de Paz”

Técnica: Acrílica sobre tela

Como essa arte te afeta?

Mandala, círculo de diâmetro médio, com desenho de tipo rendado, formando uma borda colorida, com desenhos em rococós, em azul claro, laranja, lilás, verde claro e rosa. Uma borda branca separa a mandala interna, menor, com vários desenhos geométricos e rococós em azul claro, laranja, lilás e rosa.
Foto de Kelly Camillozzi sorrindo,  mulher de pele clara, com cabelos lisos, pretos e compridos, está vestida com casaco laranja e, por baixo,  uma camiseta branca e calça jeans. Kelly está sentada à esquerda da foto e, ao fundo, vê-se parte de um painel pintado com as cores branca e azul marinho composto por figuras de flores.

Artista: Kelly Camillozzi - MG

Título: “'O belo é tão útil quanto as coisas úteis”

Técnica: Mixed-midia

O ponto central da Mandala é identificado com a essência do nosso ser. Olhe-se, veja-se, reconheça-se e transforme-se pelo exercício da “Escrita de Si”.

Marcella Jasmim Barcellos.jpg

Artista: Marcella Jasmim Barcellos - RJ

Título: “O que há em mim”

Vídeo - Poema

O que há em você?

Corrente de retorno

Quem diria né, que a saudade que quebra tanto a gente ia ser também o que nos faz ter força pra passar por isso. 

Nesse período tão complexo em que vivemos, precisamos de alguns respiros. No meu caso, por exemplo, além de manter contato com quem eu amo, revisitar fotos antigas, ver desfiles de escola de samba, pegar um sol no quintal e um filminho de samurai de vez em quando - porque ninguém é de ferro né -  é o que me dá força para entender que tudo isso vai passar, e digo mais, que tudo isso tem que passar porque eu preciso pegar uma praia e um churrasco lá no canto da Vila.
 
E essa vontade é o que tem me protegido, confesso. No trabalho ‘Corrente de retorno’ podemos ver isso através dos búzios que surgem a partir da relação com as máscaras de proteção que usamos agora pensando no futuro. Eles nos protegem através da ancestralidade, da família e da memória e nos leva ao ontem, ao hoje e ao amanhã.
 
E isso sempre nos protegeu - tivemos que aprender a nos reinventar e reaprender a desenvolver novas sociabilidades e criar laços desde que começaram a construir nessa terra uma nação em cima de nossas costas - e vai continuar protegendo.
 
Tô com saudade, mas não tenho medo da corrente de retorno, porque nós somos o mar.

Duas imagens, na da esquerda, um homem de costas caminha descalço na areia em direção ao mar, carregando uma criança nos ombros. E imagem da direita, os dois estão de frente; ele com um búzios cobrindo o rosto e ela, dos ombros dele, olha de lado para o mar que está ao fundo.

Um chinelo em um dia e o outro no outro

minha afilhada

Clique aqui e tenha acesso ao texto do áudio acima.

O que você vai fazer quando acabar a pandemia?

foto%20falar_edited.jpg

Artista: Mulambö (João Gabriel Silveira da Motta) - RJ

Título: “'Corrente de retorno”

Técnica: Montagem Digital

REBECCA.jpeg

Artista: Rebecca Nunes - RJ

Título: “E se não fosse eu?”

Vídeo

Que tal a “Escrita de Si” em 1 minuto?

Fotografia do pôr do sol na praia. À direita, o mar e à esquerda, o calçadão com o quiosque de ginástica, onde se vê um outdoor, com a mensagem: “não saia de casa”. Entre esses planos, um rapaz andando de bicicleta com prancha de surf debaixo do braço.
Fotografia da praia de Copacabana no amanhecer. Ao fundo, as ondas quebrando na areia, onde caminha um rapaz com uma prancha de surf debaixo do braço. No calçadão, vê-se  a estátua de bronze de Carlos Drummond de Andrade, de máscara cobrindo nariz e boca.
Em frente ao Cinema fechado, um rapaz de boné e blusa azul olha para os letreiros no alto, que dizem: Voltaremos!, Força Rio e Vai passar!
Renata Xavier Portrait_RE2X9910.jpg

Artista: Renata Xavier - RJ

Título: “'04.04.20 Quarentena”

Técnica: Fotografia

Click você também!

Texto informado pelo autor - Nesta ilustração digital, me apropriei da personagem Abaporu criada por Tarsila do Amaral, na década de 1920 e a inseri no cenário da última ceia de Leonardo Da Vinci sem as personagens originais. Abaporu na cena da última ceia busca retratar os sentimentos de solidão e melancolia emergidos no contexto pandêmico no início da década de 2020, seja pelo isolamento ou pela tristeza pelo falecimento de entes próximos e/ou queridos.
Foto de Vinícius Monção, um homem de pele clara, com barba cerrada, está com chapéu tipo panamá, óculos e usa um casaco estilo Michelin verde.

Artista: Vinícius Monção - RJ

Título: “Abaporu na última ceia”

Técnica: Ilustração Digital 

TEMOS UM CONVITE PARA VOCÊ!!

O LaIFE - Laboratório de Inclusão, Formação Cultural e Educação da Universidade Federal Fluminense - FEUFF e o Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense - CEART, convidam-lhe à realização espontânea de uma produção cultural independente. 

Você não precisa ser artista para participar! O intuito é estimular o livre pensar, valorizando as diferentes maneiras de ser e estar no mundo, por isso sua participação é tão importante!!! 

 

Trata-se de um exercício de escuta interior e de produção autoral, inspirado pelas provocações temáticas e pelas múltiplas linguagens (audiovisual, música, prosa, poesia, quadrinhos, fotografia, desenho, pintura, gravura, grafite etc;) que compõem o Portfólio - "Escrita de Si" e com a qual você mais se identificou. 

Desejamos que sua produção evidencie a relação que você estabeleceu entre o Portfólio - Escritas de Si com a sua vida, revelando seus sentimentos acerca do mundo de hoje. 

Participe!!! Você pode fazer parte dessa história!

Envie sua “Escrita de Si”!!!

Aguardamos seu trabalho!! 

Saúde e paz!!

Equipe organizadora.

Créditos:

Organização

Erika Souza Leme (coordenação)

Carla Fernandes Rocha

Christina Holmes Brazil

Luiza Basílio Ricardo

Lusimar dos Santos de Andrade

Maria Paula Magalhães

Mariany Freire da Costa

Paula Joana Souza de Cerqueira

Rebecca Nunes Jacinto de Araújo 

Artistas

Anny Mikaelly Gomes de Souza

Carlos Contente

Christina Brazil

Cia Mala de Mão de Arte do Palhaço

Cíntia Nascimento

Fernanda Passini Cruz        

Jefferson Maia

João Sanson

Kelly Camillozzi

Mulambö

Rebecca Nunes

Renata Xavier

Vinicius Monção

LAIFE_LOGO PRINCIPAL.jpeg
UFF_LOGOTIPO.png
LOGO_FEUFF.png
LOGO CEART.png
Proex-01.png
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page